Página de Yoga

O texto abaixo, foi redigido por Maria Bernadette Azevedo, Socióloga, Consultora em Recursos Humanos, Pesquisadora, Professora de Yoga há 35 anos, Analista sócio-psicológica de leitura de"TARÔ".


EDIÇÃO ESGOTADA

O LIVRO "ABRINDO AS JANELAS DO TEMPO - Através da Terapia da Regressão" de minha autoria, está esgotado mas logo será reeditado. Aguarde que logo estará disponível nas livrarias. Veja o RESUMO de meus livros.

OM Yoga

Significa união. Macro e microcosmo. Universo e mãe terra. O ser humano traz em si esta totalidade, quando harmonizado, física, mental e espiritualmente.  Os sistemas de crenças, padrões comportamentais, sistemas de valores e educacionais, enraizados em nós desde a mais tenra infância nos distanciam cada vez mais da nossa verdadeira essência.
Vivemos numa sociedade desagregada em função da violência, medo, ambição. Respiramos medo a partir do momento em que nascemos. 
Observando a História da Humanidade verificamos que ela desenvolveu-se no terrorismo. As guerras movidas pela ambição e poder. A intolerância religiosa e racial. Os preconceitos de classes e suas divergências de objetivos. As revoluções dos ciclos econômicos, começando pelo período neolítico com o início da formação da sociedade, passando pelo mercantilismo, revolução industrial e agora, entramos no círculo “21”, com a revolução da informática.
Todas estas mudanças, ao longo da história, plasmaram no inconsciente coletivo a história do medo.
Geneticamente falando, trazemos em nós o medo. Entretanto, de todas estas formas de medo a que mais nos assombra é a do auto conhecimento.
A simples idéia de nos enxergarmos como somos na realidade, de rompermos nossa auto imagem criada e lustrada ao longo de nossas vidas, nos provoca imediata rejeição
Avaloquitesvara
AVALOKITESHVARA

Rejeição à toda e qualquer atividade que possa causar a desintegração do nossos sistemas de valores, ou que ameace nossa auto imagem. 
O que aconteceria se minha auto imagem fosse destruída? Que valores eu colocaria para substitui-la? São perguntas que inúmeras vezes ouvi de meus alunos. 
As respostas para estas perguntas foram bem simples. A perda de valores, não implica em substituição por outros valores escolhidos. Mas, num emergir de qualidades positivas, de todo um potencial maravilhoso existente em nós, que se encontra à espera de ser liberado, vindo à luz da nossa consciência. 

É o surgimento da nossa verdadeira essência que é divina, e jamais poderá ser destruída. 
Yoga é uma mudança de paradigma. É um compromisso com o auto conhecimento. É a coragem de lutar com o lado sombra da nossa personalidade, mergulhando nas profundezas das nossas mentes. 
Anular o Ego na humildade do aprendizado, é submete-lo a uma disciplina. 
O aprendizado abrange as mais simples tarefas físicas como lavar o chão, cortinas, jardinagem, etc., feitas comunitariamente. 
Alguns mestres exigem estas tarefas, como no meu aprendizado, objetivando romper os vínculos sociais e familiares com todos os sistemas de valores inerentes à educação formal. 
Desta forma, coloca o discípulo na sua real condição: 
-- Esta iniciando. Não é nada. Não é ninguém. Não representa nada. 
Nesta lavagem física do “ashram” vai, também, pelo ralo tudo que nos é importante: nome, classe social, doutoramento, conhecimento intelectual, e principalmente nosso Ego. 
Aprendemos a ter coragem. Temperando o aço com banhos frios a base de ervas, as 05:00 hs. da manhã, em pleno inverno de São Paulo. Dormindo em esteiras em chão batido. Jejuando e meditando. 
Durante o mês fica-se recolhido no ashram. Isolado da sociedade, cumprindo obrigações para aprender a reconhecer e aceitar a autoridade do mestre físico, sendo assim preparado para contatar o mestre interior. 
O discípulo esta purificado. Tornou-se um novo ser. Agora é necessário aprender a unificar corpo mente e espírito.

Hatha yoga significa União dos Opostos. Ha (sol), Tha (lua) e Yoga (união). Consiste de exercícios físicos e respiratórios denominados, respectivamente, de "asanas" e "pranayama". 
Sua prática é suave e confortável, prepara nosso corpo para a mutação mental proveniente dos exercícios da Raja Yoga. Proporciona-nos bem estar energisando os corpos físico, emocional, mental e astral, através do “prana”(energia vital), colocado-os em perfeito alinhamento. 
Após a prática da Hatha Yoga sobrevem as técnicas de relaxamento físico e mental. 
VAJRASATTWA

Raja Yoga é expansão da mente. Conhecida como “Astanga Yoga”, sistema criado pelo grande mestre Patanjali. Significa Yoga praticada em oito etapas. --Asta (8) Anga (partes). Consiste em técnicas de introspeção dos sentidos (pratyara), concentração (darana), meditação (dhyana). Estes três itens são ministrados nas minhas aulas para os alunos que buscam as práticas usuais da Yoga
Às pessoas que procuram a Yoga em busca de poderes espirituais (siddhis) convém lembra-las que o conhecimento meramente intelectual, antes de ser uma forma que propicie tais poderes é acima de tudo um grande entrave no caminho do praticante, visto que reforça as qualidades negativas da personalidade, como por exemplo orgulho intelectual, egocentrismo, etc.
A verdadeira fonte de poder encontra-se na honestidade, reconhecimento, humildade, amor, perdão e doação para consigo mesmo. Tudo que cultivamos em nós projetamos para o nosso próximo, e o Universo nos responde na exata medida.

 TARA VERDE  


A vida é um reflexo daquilo que somos, que escolhemos ser e do que projetamos.
O Poder Divino não é negociável ou manipulável. Simplesmente não existe para aqueles que não estão preparados, ou será implacável para os aventureiros.
Hoje nos meus cursos de Yoga, cujo objetivo é somente auxiliar e ensinar meus alunos a vencerem o stress, o pânico, angustia, etc., alio as práticas de Hatha e Raja Yoga.
À todos que se sentirem sinceramente abertos para esta transformação, encontrarão uma senda suave de paz e alegria.

VIVÊNCIA SURYA/CHANDRA

A vivência Surya/Chandra (Sol/Lua) é um espaço aberto às pessoas que se encontram em condições estressantes, que querem relaxar suas tensões ou às que buscam um maior contato consigo mesmas.

Partindo de uma visão holística, propõe um atendimento personalizado a cada participante através de uma avaliação das suas reais condições emocionais, energéticas/espirituais, começando por uma análise sociopsicológica pela leitura do TAROT, seguida de exercícios práticos de Hatha e Raja Yoga: posturas, respirações, caminhadas, banhos energéticos, mantras, concentração, meditação, alinhamento dos Chakras, etc., de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa.

Esta vivência será realizada em Hotel localizado em local aprazível onde o contato com a natureza, a simplicidade e descontração do ambiente propiciem a concretização dos objetivos propostos. Serão dois dias de trabalho/lazer, não havendo necessidade de alterações nos hábitos alimentares.

DORJE
MANTRAS
  1. OM MANI PADME HUM - Mantra de AVALOKITESHVARA - Para a cura, paz, amor, harmonia e perdão.

  2. OM AH HUM - São sílabas Sânscritas de grande poder. Usado como Mantra de apoio, é indicado para as seguintes situações:

    • Criar uma atmosfera para a prática da Yoga.

    • Para transmutação das oferendas. Por exemplo: Vamos oferecer incenso (DHUPE). Inserimos a palavra DHUPE entre o OM e o AH e assim formamos o Mantra OM DHUPE AH HUM.

    • Para compensar um Mantra que foi esquecido ou que se ignora. Assim, quando queremos saudar uma Divindade e o seu Mantra foi esquecido, inserimos o nome da Divindade entre o OM e o AH, como por exemplo: OM KALI AH HUM.

  1. RAM YAM KAM - Mantra usado para verificar o ambiente antes da prática da Yoga. Deve ser visualizado como estando o praticante sentado num círculo e a área a sua volta envolta em chamas. Rodeando as chamas, uma tempestade em forma de turbilhões. Esse Mantra sela o ambiente, impedindo que influências más perturbem o praticante.

  2. OM TARE TUTARE TURE SOHA - Mantra de Tara Verde compactado, que contém todas as qualidades dos 21 Mantras de Tara. Harmonia, paz, amor, prosperidade, cura, proteção, etc.

  3. OM TARE TUTARE TURE DZAMBEH MOHEH DANA METI SHRI SOHA - Mantra de Tara para a prosperidade.

  4. OM BEMA TARE SENDARA HRI SARVA LOKA WASHUM KURU HO - Mantra de Tara que aumenta Poder.

  5. OM TARE TUTARE TURE SARVA ATA SIDDHI SHIDDHI KURU SOHA - Mantra de Tara que atende todos os pedidos.

  6. OM VAJRASATTVA HUM - Mantra de Vajrasattva - Divindade da sabedoria e compaixão, usado para purificar e esvaziar a mente.

  7. OM SRI GANESHAYA NAMAH - Mantra de Ganesha para proteção, prosperidade, desobstrução e qualquer pedido.

  8. OM SRI KALIKAYA NAMAH - Mantra de Kali; princípio transformador. Liberta do Karma e das nossas Auto limitações.

  9. OM SRI MAHALAKSHMYAI NAMAH - Mantra de Lakshimi; Deusa da fortuna para a prosperidade.

  10. OM SRI SARASWATTI NAMAH - Mantra de Saraswatti ; Deusa da Sabedoria. Deve ser recitado para pedir Iluminação, quando temos dúvida em como proceder e para o desenvolvimento intelectual.

  11. OM NAMAH SHIVAYA - Mantra de Shiva - Terceira Pessoa da Trimurti indiana. Princípio transformador, nos liberta do Karma e das nossas Auto limitações.

  12. OM NARAYANAYA VIDMAHE
    VASUDEVAYA DHI MAHI
    TANNO VISHNU PRACHODAYA
    - Mantra de Vishnu; segunda pessoa da Trimurti indiana. Princípio conservador. Proporciona força, aumenta o Poder, bem estar físico, mental e emocional.

  13. OM HRIM BRAHMAYA NAMAH - Mantra de BRAHMAN, Primeira pessoa da Trimurti indiana. Princípio criador. Eleva o estado de animo e confere felicidade.

  14. OM KLIM KRISHNAYA NAMAH - Mantra de Krishna. Dota a pessoa de paz, coragem e Poder.

  15. OM SRI GOVINDAYA NAMAH - Mantra de Govinda, um dos nomes de Krishna. Proporciona felicidade e riqueza.
  16. OM HRIM GAURYAI NAMAH - Gaury, Deusa da beleza e felicidade. Esse Mantra confere desenvolvimento em todas as áreas.

  17. GAYATRI MANTRA - Mantra que comporta a energia solar, renova o nosso metabolismo. Confere vigor físico, emocional e mental. Satisfaz as necessidades básicas de amor, saúde e prosperidade. Liberta do Karma. Iluminação. Kali, Saraswatti e Lakishimi são as divindades desse Mantra:
    OM BHUR BHUWAH SWAH
    TAT SAVITUR VARENYAM
    BHARGO DEVASYA DHIMAHI
    DHIYO YO NAH PRACHODAYAT

  18. OM SANAT KUMARA AH HUM - Sanat Kumara, filho de Brahman, confere força e coragem.

  19. OM CHANDRAYA NAMAH - Chandra, Lua. Confere tranqüilidade e clareza de raciocínio.

  20. AUM SOM SOMAYE NAMAH AUM - Mantra de Chandra-Lua. Rege nosso psiquismo; transmuta a energia solar em energia visual, magnética e protetora.

  21. AUM BRING HANSAH SURYAYE NAMAH AUM - Surya-Sol, protetor e conservador da vida. Rege o intelecto. Este Mantra confere purificação, Iluminação e prosperidade. É também revitalizante.

  22. OM YAMANTAKA HUM PHAT - Mantra de Yamantaka que elimina os padrões mentais negativos.

  23. OM BABAGI AH HUM - Babagi, Maha-Avatar do Himalaia, confere Iluminação, sabedoria, amor e desapego.



Este treinamento foi elaborado frente às necessidades de mudanças, tanto na política e diretrizes do R. H. das empresas, quanto no comportamento dos seus funcionários.
O processo de globalização exige um perfeito equilíbrio entre as forças de produção e a cúpula dirigente. Se por um lado os dirigentes buscam a qualidade total no processo de produção, por outro, os funcionários continuam abstraídos da cultura empresarial. Este processo de globalização atinge não somente a esfera econômica, como também a superestrutura, mais precisamente, os níveis político/cultural das organizações.
A Qualidade Total exige uma mudança de paradigmas, onde as organizações somente atingirão este objetivo quando se processar uma abertura na política de treinamentos, a partir de um posicionamento holístico na administração de cursos aos funcionários, tornando-os mais conscientes, participativos, estimulados na execução de suas tarefas.
O conhecimento da dinâmica social das empresas é fator preponderante para que o funcionário seja totalmente integrado no processo de produção.

Este treinamento, elaborado através de uma abordagem sociológica, utiliza a metodologia funcionalista. Estruturado em seis módulos, apresenta exercícios práticos no final de cada um, baseados em técnicas da neurolingüística, visualizações, cromoterapia e concentração.

  1. O Contexto Social.
  2. Empatia e Qualidade de Pensamentos – Conhecimento dos sistemas de crenças e valores adquiridos nos grupos primários e secundários.
  3. Nosso Espelho – a forma como a sociedade reflete o nosso comportamento através das reações de seus membros.
  4. Criatividade – Análise dos fatores bloqueadores da criatividade e liderança. Exercícios para o despertar da criatividade.
  5. Liderança – Como despertar a liderança e alcançar metas.
  6. Globalização – Explanação sobre o processo de globalização e a forma como pressiona a empresa e os funcionários.

    População alvo: Chefias.


    Maria Bernardette Junqueira Azevedo

    M. Bernadette A. Junqueira Azevedo
    Socióloga


     Informações pelo Telefone: (012
    ) 3939-7123
    Mande-me um E-mail

    HOME

    Dr. Edison Flávio Martins é médico Urologista e Uropediatra, com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e Associação Médica Brasileira (AMB), ex-professor de Urologia nas Faculdades de Medicina de Santos e Bragança Paulista, Hipnólogo Clínico Pelo Instituto Milton H. Erickson (Hipnose Ericksoniana), Practitioner em Programação Neuro Linguística e Membro Certificado da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Terapia de Vivências Passadas (ABEP-TVP). Terminou sua especialização em Psicoterapia Regressiva através de um curso com a duração de 2 anos no Centro de Difusão Científica e Tecnológica "Hermínia Prado Godoy" (CDCT-HPG) em 1998. Reside e trabalha em São José dos Campos - SP.

     

    RUA GUILHERME DE ALMEIDA, 60 J. MARINGÁ – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SP – CEP: 12.245-100

    TEL. (12) 3941-2623.